Sementes da democracia foi um projeto de extensão da UFMG entre 2020 e 2021, coordenado pela professora Anamaria Fernandes (EBA) e pela professora Ana Paula Sampaio Caldeira (FAFICH) em colaboração com a Cia. Ananda. Tem por objetivo principal sensibilizar o publico infanto-juvenil para o tema da democracia por meio da arte.
O projeto nasceu durante o isolamento social devido à Pandemia do COVID 19 e, ao mesmo tempo – no que se refere ao nosso país – de grande fragilidade democrática. Teve a colaboração de professoras e estudantes de rede pública e estudantes da UFMG.
O projeto resultou em um e-book, contendo testemunhos dos participantes, links dos vídeos-dança produzidos e propostas artísticas destinadas ao público infanto-juvenil.
Também foi produzido o filme Sementes da democracia, destinado ao mesmo público, escrito pelos artistas Samuel Carvalho e Vitor Drumond e roteirizado por Vitor Drumond.
Hoje a Cia. Ananda propõe oficinas artísticas sobre o tema, destinadas ao publico infanto-juvenil e conduzidas por uma equipe de oito artistas criadores.
As oficinas têm como mote as obras literárias: Eleição dos bichos (de André Rodrigues, Pedro Markum, Larissa Ribeiro e Paula Desgualdo), Quem manda aqui (de Pedro Markun) e O reizinho mandão (de Ruth Rocha).