Direção

Anamaria Fernandes

Dançarina, coreógrafa e professora, obteve sua licenciatura em Dança na Unicamp, seu mestrado na Universidade de Rennes 2 na França no qual defendeu a legitimidade artística da pessoa com « deficiência intelectual severa » e doutorado em Artes Cênicas na Universidade de Rennes 2 e em Educação na Unicamp com o tema « Dança e autismo : espaços de encontro ».
Como dançarina, trabalhou com diferentes companhias no Brasil, de 1986 a 1993 – dentre os quais Totem, dirigido por Holly Cavrel ; Beleléu, grupo com direção coletiva; e Gira Corpus, dirigido por Oswaldo Rosa. Morou na França de 1994 à 2015, onde colaborou com vários artistas da imagem, teatro e música em diferentes projetos, dentre eles Chrystel Petitgas, Thierry Beucher, Nicolas Lelièvre, Michel Aumont e Guillaume Robert e em diferentes companhias, dentre elas La Mauvaise Tête(s), Hydragon e UBI.
Em 2005, fundou a Companhia francesa Dana na qual dirigiu diversas criações até o ano de 2014. Ainda hoje faz parte da mesma.
No Brasil, colaborou com a companhia mineira Quik entre os anos 2006 e 2008.
Desenvolveu na França um trabalho de dança com pessoas em situação de vulnerabilidade, deficiência ou distúrbio mental durante 18 anos em diversas instituições. Sobre essa abordagem co-dirigiu quatro documentários, na França e no Brasil. Em 2017, fundou a Companhia franco brasileira Ananda.
É professora do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Artistas Criadores

Ana Lima

Dançarina, capoeirista e estudante. Pesquisadora de diversas estéticas do encontro, cursa Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais. Começou sua trajetória em Dança aos 3 anos no Centre Maurice Ravel, Paris, passando por 10 anos de aprendizado de Dança Contemporânea no Grupo Corpo Escola de Dança, em Belo Horizonte. Teve em seguida experiências com Contato Improvisação através do Coletivo TaTo. É dancarina-criadora na Cia Ananda e, desde 2017, vem pesquisando com Anamaria Fernandes estéticas sensíveis às diferenças.

 

Anna Paula Santos

Pesquisadora do movimento, artista da Dança, Performance e Capoeira Angola. Atuou como intérprete-criadora no Coletivo Somos 7 de circo contemporâneo, desenvolvendo seus trabalhos a partir de referências das técnicas circenses, dança contemporânea e capoeira. Estudante do Curso Licenciatura em Dança na Universidade Federal de Minas Gerais e cursando Tecnologia da Cena (Iluminação cênica, Sonoplastia, Figurino, Cenotecnia) no Centro de Formação Artística e Tecnológica- CEFART, da Fundação Clóvis Salgado.

 

Ana Rita Nicoliello

Dançarina, professora e pesquisadora do movimento, trabalha, sobretudo, com a improvisação e com criações fronteiriças, que relacionam a dança a outras linguagens artísticas. Atualmente, é doutoranda em estética e filosofia da arte na FAFICH/UFMG, artista residente em dança na Fundação Clóvis Salgado, integrante do projeto desenhomovimento, dançarina-criadora na cia. Ananda, integrante do coletivo TaTo e facilitadora de práticas de contato improvisação na Kinesis – dança.expressão.arte.

 

Beatriz Nobel

Educadora e artista da dança, teve sua trajetória na linguagem contemporânea iniciada nos programas Valores de Minas e Arena da Cultura, entre outros cursos livres. Atualmente é aluna do curso de licenciatura em dança da UFMG e bolsista de programa de iniciação à docência.

 

Bianca Sanches

Licencianda em Dança pela Escola de Belas Artes da UFMG (2014-2020). Possui experiência como bailarina intérprete-criadora na Mimulus Cia de Dança (2015-2016), na série inside/out compondo a 85ª edição da Jacob’s Pillow Dance Festival – MA (2017) com o espetáculo “Afasta de mim” e como performer/produtora da “Respeitável Público: Palestra-performance” – BH (2018). Em 2018 atuou na concepção e pesquisa do – conectivo – Grupo de Pesquisa em Dança e foi uma das criadoras do coletivo indisciplinar que atualmente circula com a performance “Um dia, 30min”.

 

Clarissa Aguiar

Dançarina primeiro pelas danças urbanas e aos poucos migrante para as danças contemporâneas e suas sensibilidades.  É ludo-terapeuta infantil, formada em ciências sociais com foco em educação e em antropologia.

 

Denner Moises

Pesquisador e artista da dança, iluminador e performer. Em sua trajetória traz uma mistura de vivências na arte, indo do teatro às artes plásticas. Aluno do curso de licenciatura em Dança da UFMG, desenvolve trabalhos acerca do gênero e da sexualidade na dança. Começou a estudar a dança no programa Valores de Minas, teatro de bonecos com o grupo Pigmaliao escultura que mexe, onde também trabalhou fazendo cenários e bonecos. Um multiartista que trabalha com vários grupos de teatro em Belo Horizonte.

 

Duna Dias

Artista da Dança e do Teatro, produtora cultural e professora. Graduada em Educação Física e graduanda em Licenciatura em Dança, trabalha atualmente na Cia Ananda, Grupo Contemporâneo de Dança Livre e Coletivo CoAutor, sendo ainda professora na educação básica. Desenvolve pesquisas envolvendo a dança contemporânea, as danças populares brasileiras e o encontro com outros campos artísticos. Em sua trajetória, já realizou projetos e parcerias em 13 países na América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e Oriente Médio.

 

Eduardo Henrique

Iniciou sua trajetória na dança em uma das oficinas do “Espaço Cultural ADAV”. Um ano depois, interessou-se pela capoeira, sendo hoje integrante do “Grupo Filhos de Quilombolas”, da Mestre Luciane Moreira (Sereia), e participando, em 2015, do evento “Três Berimbaus uma Família” em Madrid. Em 2016, ingressou no curso de licenciatura em Dança da UFMG e estreou o seu primeiro espetáculo em trânsito com o Grupo Jovem de Dança. Em 2017, ingressou no projeto Anjos d’rua, com o foco nas danças urbanas, e em 2018, na Cia Ananda. De 2017 a 2019, estagiou no Grupo de dança 1° Ato.

 

Gilberto Gulard

Formado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, Gilberto é fotógrafo e videasta.

 
Gustavo Felix

Músico, instrumentista, compositor, artista da dança e educador. Possui trabalhos ligados à música instrumental, canção, trilhas sonoras para dança e cinema. Integra a Cia Ananda, o Átimo Coletivo e tem desenvolvido os seus trabalhos sOnOrOs em formações diversas, 5teto, duo e trio. Está na preparação do seu primeiro disco.

 

Heloisa Rodrigues

Estudante do curso de Licenciatura em Dança da UFMG e professora de dança para crianças em diversas escolas. Integra o Grupo Contemporâneo de Dança Livre como artista, pesquisadora e assistente de produção e atua como bailarina na Cia. Ananda. Em seu currículo estão participações em festivais, concursos e projetos no Brasil, França, Bélgica, Colômbia, Panamá, México, Guatemala e Costa Rica.

Iara Umezaki

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008; instrutora de yoga formada pelo Núcleo Padma Yoga e por Paulo Baeta em 2015. Participou de oficinas e cursos livres de danças contemporâneas e brasileiras e atualmente atua como instrutora de yoga e dançarina da Companhia Ananda.

 

Jo Caravelli

Artista da Dança e Pedagoga. Formação em Dança Contemporânea pelo Arena da Cultura. Desde 2007 integrante do Grupo EntreCorpos como pesquisadora e bailarina. Participação como performer no Em Obras – Coletivo de Dança em Paisagens Urbanas. Desde 2013 atua como educadora em Dança e Expressão com Jovens e Adultos com deficiência intelectual e autismo.

 

Juliana Cancio

Graduada em Dança pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou como bailarina, intérprete e pesquisadora do Grupo Rascunho, do grupo Jazz com Jazz e do GEDES na cidade de Viçosa. Participou na produção de eventos culturais, espetáculos de dança e ENEARTE. Atuou como professora de jazz e dança contemporânea em escolas de dança. Atuou como bailarina intérprete no Ballet Jovem de Minas Gerais. Atua como professora de artes na rede estadual de MG desde 2017.

 

Leonardo Gutemberg

Natural de Belém do Pará, reside em Belo Horizonte desde 2014, atuou em companhias de jazz e Dança Contemporânea em Belém e Belo Horizonte, como a Cia. Experimental de Dança Waldete Brito (Belém) e o Grupo de Jazz Primeiro Ato (BH). É Técnico em Dança pela Universidade Federal do Pará e em 2019 entrou para o Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Luana Magalhães Gomes

Artista – professora – pesquisadora na área de Dança. Teve durante o seu percurso formativo atuações profissionais junto ao Ballet Jovem do Palácio das Artes e ao Grupo Primeiro Ato. Atualmente, cursa Dança – Licenciatura, na UFMG; integra a Cia Ananda, dirigida por Anamaria Fernandes; participa da Plataforma Doras de mulheres artistas; e mantém parceria de investigação em dança com a artista Renata Fernandes.

 

Maria Emília Gomes

Artista da Dança, Licenciada em Dança pela UFMG e em Estudos Gerais: Artes e Culturas Comparadas pela Universidade de Lisboa. Compôs o elenco do Ballet Jovem do Palácio das Artes (MG) e da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre/RS, também foi interprete – criadora do coletivo Mimese Cia de Dança Coisa (RS). Atualmente é interprete- criadora na T.F Cia de Dança (SP) e na Cia Druw e desenvolve trabalhos artísticos com Artistas e núcleos independentes.

 

Natalia Candido De Jesus

Dançarina, teve cursos de expressão corporal no Hospital Sarah entre os anos de 2002 e 2005 e de Dança Contemporânea pelo Programa Superar de 2014 à 2019. Ela faz aulas de forró na Escola Municipal Mario Mourão Filho – Projeto Escola Aberta desde 2018. 
Atualmente participa das oficinas de dança na escola de Educação Física da UFMG, e do projeto de extensão Arte e Diferença da UFMG. Participou como artista de vários eventos como “microfone aberto na ala de internação”, “PCDs em ação” e o Festival de dança superando barreiras.

Oscar Capucho

Artista formado em teatro pela UFMG, iniciou sua carreira atuando e, já com experiência, recebeu convites para dirigir trabalhos teatrais. Um curioso pesquisador do movimento, sempre se inspirou na dança, a qual lhe proporcionou diversas experiências com importantes artistas e uma relevante participação na cerimônia de abertura das Paraolimpíadas Rio-2016. Hoje, componente da cia. Ananda, compartilha sua pesquisa ministrando workshops e residências artísticas pelo Brasil e Europa.

 

Renata Campos Fernandes

Artista-pesquisadora dos processos de integração corpo-mente, percepção-ação. Bacharel em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP – UNESPAR). Educadora Somática Sexual pelo Instituto Latino Americano de Sexologia Somática (ILASS). Integrante do Soundpainting BH, professora no curso técnico em Dança CICALT – Plug Minas, proponente do encontro semanal Corpo-Casa em Contato, foi artista residente de Nave (Chile) e do Programa de Creación y Composición Escénica Contemporánea, realizado por Revuelo – dispositivo móvil coreográfico – e Universidad de Chile.

 

Samuel Carvalho

Artista da dança e performer. Estudante do curso de Dança da UFMG e graduado em Pedagogia pela UEMG. Gestor e artista dos grupos Em Obras – Coletivo de Dança em Paisagens Urbanas e do ECOA – Coletivo de criação e educação em dança. Estudou dança na Escola Livre de Artes – Arena da Cultura e foi artista da dança do Grupo EntreCorpos.

 

Uziel Ferreira

Interprete e tradutor de Libras desde os 12 anos. Trabalhou como interprete de Libras pela PUC Minas, Associação dos Surdos de MG, apoiador do projeto PLEV projeto Libras nas Escolas e na Vida. Criador do Sarau Visual e diversas poesias em Libras. Oficineiro de dramaturgias poéticas da Libras em dança, na Escola de Belas Artes UFMG.

 

Vitor
Roteirista….

 

Artistas Convidados

 

Maxmiler Junio

Graduando em Dança pela Universidade Federal de Minas Gerais, premiado como melhor coreógrafo do Festival de Inverno de Belo Horizonte e do Circuito Mineiro, recebeu diversos prêmios em festivais brasileiros entre eles o de melhor bailarino do Festival de Dança de Joinville. Foi bailarino da Cia Sesc de Dança.

 

Equipe técnica

 


Chaïnèse Le Bouteiller – Contra-regra

 

Maisa do Carmo – Contra-regra