Direção artística

Anamaria Fernandes

Artista da dança, obteve sua licenciatura em Dança na Unicamp, seu mestrado na Universidade de Rennes 2 na França e doutorado em Artes Cênicas na Universidade de Rennes 2. Em 2005, fundou a Cia. francesa Dana na qual dirigiu diversas criações até o ano de 2014. Trabalhou, na França, com pessoas em situação de vulnerabilidade, deficiência ou distúrbio mental durante 18 anos. Sobre essa abordagem co-dirigiu cinco documentários e criou um vídeo-dança.Tem como linha de pesquisa a autoralidade e a criação de novas estéticas em dança com foco na diferença. É professora do Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Artistas Criadores

Anna Paula Santos

Artista intérprete-criadora da Companhia ANANDA desde 2017 e graduanda de Licenciatura em Dança pela UFMG. Iluminadora e técnica da cena com formação no curso Tecnologia da cena na área da Iluminação, Sonoplastia e Figurino, pelo Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado, e primeira mulher a fazer parte do LIC (Laboratório de Iluminação Cênica da UFMG). Pesquisadora do movimento, envolvendo em seus trabalhos autorais a Dança e Afeto, com foco em processos criativos e improvisação a partir de seus atravessamentos corporais.

 

Beatriz Nobel

Educadora e artista da dança, teve sua trajetória na linguagem contemporânea iniciada nos programas Valores de Minas e Arena da Cultura, entre outros cursos livres. Atualmente é aluna do curso de licenciatura em dança da UFMG e bolsista de programa de iniciação à docência.

 

Bianca Sanches

Nascida nas margens do Rio Amazonas no estado do Amapá, e residente nas terras montanhosas de Minas Gerais há 9 anos, Bianca Sanches é artista, professora e pesquisadora da Danca, Produtora Cultural e Massoterapeuta. Licenciada em Dança pela Escola de Belas Artes da UFMG, tem encantamento pelo atravessamento entre áreas de conhecimentos distintas. Atualmente, busca unir conhecimentos da Dança a sua recente formação em Massoterapia. Além disso, é Diretora e Produtora na Nortear – Produtora Cultural, integrante do núcleo Escola Comum do Espaço Comum Luiz Estrela, bailarina na Cia Ananda e professora de danças nos circuitos artísticos e educacionais em Belo Horizonte.

 

Clarissa Aguiar

Dançarina primeiro pelas danças urbanas e aos poucos migrante para as danças contemporâneas e suas sensibilidades.  É ludo-terapeuta infantil, formada em ciências sociais com foco em educação e em antropologia.

 

Duna Dias

Artista, produtora e professora. Graduada em Dança – Licenciatura (UFMG) e em Educação Física (Uni-BH), possui também formação técnica em Teatro (PUC MG). Idealizadora da mostra de videodança “Move Concreto!” e da Mostra de Dança do Fim do Mundo. Também atua como curadora e diretora de espetáculos e filmes. Desenvolve trabalhos nos palcos, espaços públicos e audiovisual já apresentados em mais de 20 países. Trabalha no Grupo Contemporâneo de Dança Livre e na Cia Ananda desde suas fundações. Recentemente criou a Errância Filmes. Brasileira e mineira de BH.

 

Eduardo Henrique

Iniciou sua trajetória na dança em uma das oficinas do “Espaço Cultural ADAV”. Um ano depois, interessou-se pela capoeira, sendo hoje integrante do “Grupo Filhos de Quilombolas”, da Mestre Luciane Moreira (Sereia), e participando, em 2015, do evento “Três Berimbaus uma Família” em Madrid. Em 2016, ingressou no curso de licenciatura em Dança da UFMG e estreou o seu primeiro espetáculo em trânsito com o Grupo Jovem de Dança. Em 2017, ingressou no projeto Anjos d’rua, com o foco nas danças urbanas, e em 2017, na Cia Ananda. Em 2021, na Cia de Jazz Emaline Laia.

 

Gilberto Gulard

Formado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, Gilberto é fotógrafo e videasta.

 

Heloisa Rodrigues

Artista da dança, formada no curso Dança – Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais, professora de dança e de artes, atuando em várias escolas de Contagem e Belo Horizonte. É integrante do Grupo Contemporâneo de Dança Livre atuando como artista, pesquisadora, assistente de produção e proponente de projetos culturais de fundos municipais, estaduais e federais. Bailarina e performer na Cia. Ananda de Dança Contemporânea. Em seu currículo constam participações em festivais, concursos e projetos culturais no Brasil, França, Bélgica, Colômbia, Panamá, México, Guatemala, Costa Rica e Peru.

 

Jo Caravelli

Artista da Dança e Pedagoga. Formação em Dança Contemporânea pelo Arena da Cultura. Desde 2007 integrante do Grupo EntreCorpos como pesquisadora e bailarina, com várias participações na cena Cultural de Belo Horizonte e em festivais – Cena Música, FID (Festival Internacional de Dança), Horizontes Urbanos, entre outros. Participação como performer e bailarina no Em Obras – Coletivo de Dança em Paisagens Urbanas. Na Cia Ananda, atua como bailarina e produtora desde 2019. Audiodescritora (recurso de acessibilidade) com trabalhos de mídia estática e audiovisual. Desde 2013 atua como educadora e terapeuta corporal em Dança e Expressão com jovens e adultos com deficiência intelectual e autismo.

 

Juliana Cancio

Mestranda em artes da Cena pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Dança pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, improvisação e corporeidades, Atuou como bailarina intérprete no Ballet Jovem de Minas Gerais entre 2018 e 2019. Atualmente é professora do Centro Interescolar de Cultura, Artes, Linguagens e Tecnologia da rede estadual de Minas Gerais e bailarina/performer, pesquisadora e produtora da Cia Ananda e do Corpol!tico – Núcleo de pesquisa em artes da cena. Envolveu-se em projetos culturais da área das ciências sociais e filmagem, fotografia e edição de vídeos pela comunicação social. Atuou como bailarina, intérprete e pesquisadora no Grupo Rascunho, processo colaborativo de dança contemporânea, no grupo Jazz com Jazz de pesquisa corporal, musical e histórica do jazz, no GEDES, grupo de estudos em Dança e Educação Somática e como bailarina intérprete do grupo experimental Êxtase de Dança da academia Núcleo da cidade de Viçosa. Participou na produção de eventos culturais como o Café Filosófico, espetáculos de dança e ENEARTE (Encontro Nacional de Estudantes de Arte) 2014 na cidade de Viçosa.

 

Luana Magalhães Gomes

Luana Magalhães é artista de dança em Belo Horizonte. Graduada em Dança-Licenciatura pela UFMG, participa da agenda cultural da cidade desde 2012. Iniciou a sua atuação profissional como professora no Primeiro Ato Centro de Dança e participou de espetáculos profissionais como intérprete junto ao Grupo Primeiro Ato. Em seguida investigou trabalhos independentes com novas parcerias e dentre estas experiências integrou a Plataforma Doras de mulheres artistas (2018 a 2020). Atualmente Luana participa da companhia Ananda como intérprete – criadora e como assistente de produção. Atua como professora de artes e dança na rede municipal de ensino de contagem, na Escola Casa Viva e na Escola Vila dos Sonhos.

 

Luana Sales

CODA com muito orgulho (termo em inglês – Filha ouvinte de pais Surdos) e apaixonada com a vida e a educação. Mineira de Belo Horizonte/MG, Agente Ambiental formada pela SMMA/GEEDA/PBH, graduanda em Letras Libras pela UFMG. Integrante do time de Linguística da Hand Talk, pesquisadora da língua de sinais e artista/intérprete da CIA ANANDA, desde 2020. Todos os dias aprendendo coisas novas, descobrindo as curvas da jornada da vida e o que motiva é estar pelo próximo e com o próximo!

 

Maria Carolina Vieira

Artista, professora e brincante, natural de Montes Claros, se mudou para a capital mineira em 2017 para se dedicar a formação artística. Graduou-se em Dança – Licenciatura pela UFMG e está no último ano da formação técnica em Teatro pelo CEFART. Trabalha como Atriz e Bailarina e faz parte do grupo de teatro “Rapa do Tacho” (2023), dos coletivos de dança Cia Coaduna (2023) e Cia Ananda (desde 2022). Criadora da iniciativa Sol de Sabiá, proposta de arte, histórias e brincadeiras para crianças, no qual produziu dois espetáculos autorais de contação de histórias.
 

Maxmiler Junio

Graduado em Dança pela Universidade Federal de Minas Gerais, iniciou sua formação em Belo Horizonte no Programa Valores de Minas. Atuou na Cia Sesc de Dança, Será Quê? Cia de Dança, Cia de Jazz Harmonia e no Ballet Jovem Minas Gerais como bailarino e assistente coreográfico. Ministrou cursos e workshops pelo Brasil e coreografou para diversos grupos brasileiros. Atua como jurado em diferentes festivais de dança no Brasil. Coreografou o solo “Ain’t no Sunshine” e recebeu medalha de ouro como o melhor bailarino do Festival de Dança de Joinville. Atualmente Maxmiler Junio é bailarino da Cia. de Dança Palácio da Artes, Suri Arte e Cia Ananda.

 

Natalia Candido De Jesus

Dançarina, Teve cursos de expressão corporal no hospital Sarah entre os anos de 2002 e 2005 de dança livre pelo projeto superar de 2014 a 2019, e cursos de forro de 2018 a 2020. Formada no curso de longa duração de dança na escola livre de artes arena da cultura (ELA) de 2019 a 2022. Participou como artista de vários eventos como festival de dança do Hospital Sarah Kubitschek nós anos de (2002 a 2006) e de (2017 a 2019), festival superando barreiras (2015), forrozeiros de rua (2019). Entre outros. Fez parte do projeto Arte e Diferença de 2019 a 2023 e do projeto Anandinha. Participou do Documentário Arena 20 anos expandindo conquistas (2020). Promoveu uma vivência do projeto “vivências de corpo e dança” (março de 2021), entre outros. Promoveu oficinas de dança na associação unipabe (2022 ,2023) e no festival corpo vibra (2022 e 2023) entre outros trabalhos. Atualmente faz parte dos espetáculos Andanças, Lágrimas da Floresta e Aves.

Oscar Capucho

Artista formado em teatro pela UFMG, iniciou sua carreira atuando e, já com experiência, recebeu convites para dirigir trabalhos teatrais. Um curioso pesquisador do movimento, sempre se inspirou na dança, a qual lhe proporcionou diversas experiências com importantes artistas e uma relevante participação na cerimônia de abertura das Paraolimpíadas Rio-2016. Hoje, componente da cia. Ananda, compartilha sua pesquisa ministrando workshops e residências artísticas pelo Brasil e Europa.

 

Olivia Figueiredo

Mineira de BH, Olívia é arte-educadora em formação. Estudante do curso de licenciatura em dança (UFMG). Também bailarina com formação em Ballet Clássico, Jazz e Contemporâneo. É bailarina da Cia Ananda (BH). Participou de dois projetos de extensão da Universidade: Arte e Diferença e Ações Potlach, além de iniciar pesquisas de Residência Artística na Cia Dança Sem Fronteiras (São Paulo) e também com a Cia Chaim Gebber Open Scene de Berlim, Alemanha. Atualmente, é bolsista de iniciação científica, onde pesquisa sobre Improvisação em Dança – criação artística e educação, orientada pelo docente Jardel Sander (UFMG). Também é professora de ballet clássico, atuando principalmente na educação artística para crianças.

 

Renata Campos Fernandes

Artista-pesquisadora dos processos de integração corpo-mente, percepção-ação. Bacharel em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP – UNESPAR). Educadora Somática Sexual pelo Instituto Latino Americano de Sexologia Somática (ILASS). Integrante do Soundpainting BH, professora no curso técnico em Dança CICALT – Plug Minas, proponente do encontro semanal Corpo-Casa em Contato, foi artista residente de Nave (Chile) e do Programa de Creación y Composición Escénica Contemporánea, realizado por Revuelo – dispositivo móvil coreográfico – e Universidad de Chile.

 

Samuel Carvalho

Artista da dança e performer. Estudante do curso de Dança da UFMG e graduado em Pedagogia pela UEMG. Gestor e artista dos grupos Em Obras – Coletivo de Dança em Paisagens Urbanas e do ECOA – Coletivo de criação e educação em dança. Estudou dança na Escola Livre de Artes – Arena da Cultura e foi artista da dança do Grupo EntreCorpos.

 

Sara Brito
Artista docente, mãe de Maria Flor, graduada no curso de Dança Licenciatura pela UFMG e com formação livre em Danças Populares Brasileiras. Atua com a dança no universo infantil desde 2007 em projetos sociais e escolas. Dedica-se como bailarina e pesquisadora do Grupo Aruanda (BH) desde 2007, participando de festivais nacionais e internacionais.

 

Uziel Ferreira

Produtor do concurso “Intérprete de Libras Musical”. Vídeo dança “Teus Sinais”, “Pedra Lascada”, curta metragem “O quarto”. Criador e diretor do “Sarau Visual”, poesia em Libras e dança. Pós-graduado em Libras, graduado em Direito. Intérprete bailarino da Cia Ananda e do grupo Primeiro Ato, BH.