Quarentena


Quarentena
É um projeto de extensão coordenado pela professora Anamaria Fernandes (EBA/UFMG) em colaboração com a Cia Ananda.
Trata-se na postagem de vídeos, sem tema pré-estabelecido. Os videos foram realizados na casa/ap. ou varanda/jardim/quintal da moradia da pessoa.
De forma alternada, a cada dia, 4 membros da cia Ananda (e alguns convidados) postaram videos com a duração de 40 segundos.
Como transformar esta atual reclusão em criação?
Como propagar outra coisa senão o medo?
Como estar junto no isolamento?
Reclusão, isolamento, retiro, remanso, nicho, cavidade, encaixe, juntura, segregação, exclusão, exceção, desvio, atalho, trilha, caminho, rastro, toque…
Nesses tempos de guerra, de individualismo, egoísmo, arrogância, ignorância e violência, que possamos aprender com esse grito da natureza.
Que possamos nos infectar de amor, amizade, justiça, igualdade, equanimidade, criatividade.
Que possamos nos tocar.
Durante 60 dias nós, produzimos mais de 200 vídeos e os publicamos por aqui.
Eles mostram como nós lidamos com nosso fazer artístico nesse período de isolamento.
Seguimos!

 

DESDOBRAMENTOS

O projeto Quarentena se desdobrou em três outros projetos:
Quarentena bis
Trata-se na produção de vídeos com as mesmas indicações, desta vez realizados pela comunidade interna da UFMG (estudantes, funcionários e funcionárias)
https://www.instagram.com/p/CAtPIyplcD4/?igshid=vvirdmaoivno
Quarentena na tela
O projeto tem como foco a participação da comunidade local que reside no entorno dos Centros Culturais da cidade de Belo Horizonte. Os vídeos estão disponíveis no instagram @quarentenanatela. https://www.instagram.com/quarentenanatela/
Quarentena na janela
Trata-se de um compilado das cenas curtas existentes da cia Ananda e convidados(as). A seleção traz a diversidade presente na proposta por meio da singularidade dos artistas envolvidos(as).